OUTRA BRASÍLIA NUNCA MAIS
uma exposição em realidade aumentada
OUTRA BRASÍLIA NUNCA MAIS é uma exposição sobre os sete projetos finalistas apresentados no concurso da Novacap, em 1956, para a escolha da nova capital do país.
Estes projetos estão acessíveis porque seus desenhos foram preservados em revistas e arquivos públicos. Para a mostra foi desenvolvida uma computação gráfica em 2D com imagens dos edifícios públicos e residenciais, ruas de lazer e comércio, as áreas urbanas e campesinas para dar vida às diversas Brasílias que os autores criaram.
Para o visitante ter acesso ao aplicativo da exposição basta apontar a câmera do celular para os totens, distribuídos no local, e assim transformar as plantas dos projetos 2D para o 3D, que giram em 360 graus, em versões dia e noite com direito a zoom para visualizar cada detalhe, e fazer um passeio virtual pelas outras versões da capital federal que vão muito além do avião e suas asas.
A plataforma digital também traz um tutorial, acesso para a câmera de Realidade Aumentada, computação gráfica das plantas finalistas, textos explicativos sobre os projetos e equipes, além da ficha técnica da produção responsável pela exposição.
O totem contém o plano 2D dos projetos, braille e QR Code, que direciona o visitante para a audiodescrição. Dessa forma o público poderá experienciar o que cada arquiteto, à época, sonhou como seria a capital do Brasil e vislumbrar o que seriam outras possíveis Brasílias.
Assista abaixo o Teaser ilustrativo sobre a exposição e se inscreva no canal:
O Projeto "Outra Brasília Nunca Mais" convida para esta Quinta (16/12), às 10h, o arquiteto, urbanista, professor no IAU-USP, Jeferson Tavares – autor do livro "Projetos para Brasília: 1927-1957”
O livro, vencedor do Prêmio ANPARQ - 2016, é resultado de sua pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos, em 2004, além dos projetos que participaram do concurso, o livro aborda as origens das ideias e conceitos do ponto de vista histórico, político e urbanístico que influenciaram a localização e configuração urbana de Brasília.
Jeferson trabalha com planos urbanos e regionais, além de urbanização de assentamentos precários. É coordenador do grupo de pesquisa e extensão PExURB (Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo) e da rede nacional LEU (Laboratório de Experiências Urbanísticas).
Acesse esse link e embarque nessa história com a gente em:
O Projeto "Outra Brasília Nunca Mais" convida para esta Segunda (13/12), às10h, o arquiteto Antônio José de Oliveira, especializado em maquetes e realizador da maquete do Plano Piloto, em exposição permanente no Espaço Lúcio Costa do Centro Cultural Três Poderes.
Ele vai contar um pouco de sua experiência durante o período em que trabalhou no escritório do arquiteto Henrique Mindlin, premiado com o 5º lugar no concurso realizado em 1956 para a escolha do traçado da Nova Capital do Brasil, e sobre os filmes que realizou sobre Brasília.
Link:
www.youtube.com/watchv=BEiv1Hzgz84
Imagine uma Brasília completamente diferente, com edifícios de 300 metros; ou moradores circulando pela cidade por esteiras rolantes e com acesso ao centro governamental por um monotrilho; ou ainda uma cidade agrícola, com unidades de vizinhança autossuficientes e cinturões verdes centrais...
Esses são apenas alguns exemplos dos sete planos piloto finalistas do concurso realizado em 1956, para a escolha do traçado da Nova Capital do Brasil. E é o tema da LIVE desta quinta-feira, dia 9 de dezembro, às 10h, pelo YouTube.
Acesse esse link e embarque nessa história com a gente em